Receitas caseiras para acabar com as traças
27 de Setembro, 2021

Receitas caseiras para acabar com as traças

Por superuser

As traças não chegam a ser animais tão perigosos para a saúde humana quanto as baratas, por exemplo, mas nem por isso deixam de ser incômodos, metendo-se em armários e gavetas, ficando nos pacotes de comida, tomando o teto, esburacando roupas e livros.

Não é à toa que muitas pessoas querem saber como acabar com traças no teto, como eliminar traças definitivamente, como acabar com traças no colchão, etc.

A boa notícia é que se livrar das traças é mais fácil do que você imagina. Alguns procedimentos simples, que fazem uso de produtos bem comuns, são tudo oque você precisa para se livrar das traças.

Vamos citar alguns exemplos e medidas que podem prevenir a ação de traças ou expulsá-las de sua casa.

Em primeiro lugar, limpeza, limpeza e ainda mais limpeza

Uma das principais medidas que pode tomar para se livrar das traças é manter bem limpa sua casa, especialmente ambientes como armários, gavetas, teto, paredes, livros e tapetes.

Passe aspirador por toda a casa, para retirar o pó e também as traças e os ovos que possam ter sido depositados no ambiente.

Alimentos contaminados, teias de aranha e outras formas de sujeira devem ir embora o mais rápido possível.

No caso das paredes, além da limpeza e da aspiração de pó normais, é muito útil identificar áreas em que haja umidade ou vazamentos, pois trata-se de situações que criam condições favoráveis às traças.

Combater a umidade, aliás, também tem a vantagem de dificultar o surgimento de mofo. Assim sendo, guerra à umidade e aos vazamentos! 

É preciso estar atento pois as traças podem depositar ovos nas fibras das suas roupas. Por isso, é recomendável que, além de lavá-las, você as passe a ferro.

Recomendamos:  Você é esquecido? Conheça 7 hábitos que melhoram a falta de memória

Além de manter os armários limpos, tente deixá-los iluminados e arejados. Se possível, mantenha-os abertos por algum tempo todos os dias. Também tente deixar sua casa tão iluminada e arejada quanto for possível.

Sachês repelentes de traças

Que tal usar sachês que repelem as traças? 

Sachês que repelem traças podem ser feitos com produtos fáceis de encontrar (talvez você já os tenha em casa) e naturais.

Um sachê desse tipo pode ser feito, por exemplo, colocando canela em pau, cravo-da-Índia e ramos de alecrim fresco em um saco de organza. 

Sachês feitos assim podem ser colocados em locais como armários e gavetas, preferencialmente, nos cantos dessas áreas em vez de em cima de roupas. 

Lembre-se: de quatro em quatro meses, o conteúdo desses sachês deve ser renovado.

Você também pode fazer sachês apenas com cravo-da-Índia. Basta colocá-lo em saquinhos de organza ou tule e distribuir por locais como estantes, armários, prateleiras, gavetas, etc.

Sabe o que também pode ser usado para fazer sachês que repelem traças? Campim-limão.

Pique algumas folhas frescas de capim-limão e coloque-as em um saquinho de organza ou tule.

Você também pode fazer sachês com serragem de cedro, que repele as traças. Coloque a serragem em saquinhos e distribua-as pelos armários da casa.

Receitas caseiras que podem ajudá-lo a se livrar das traças

Há algumas receitas caseiras com produtos bem simples que podem ser usadas para acabar com as traças na sua casa.

Junte:

  • Água;
  • 1 volume de vinagre branco igual ao de água.

A solução resultante pode, por exemplo, ser aplicada com um pano limpo em seu armário de roupas depois de ser esvaziado.

Recomendamos:  Cuidados que você deve ter antes de alugar uma casa

A solução também pode ser colocada em um borrifador e ser aplicada em áreas como o teto ou mesmo suas roupas.

O óleo essencial de lavanda pode ser usado para proteger as roupas de traças:

Junte:

  • Umas gotinhas do óleo essencial de lavanda;
  • A água com que as roupas serão borrifadas antes de serem passadas a ferro.

Coloque a solução resultante no borrifador e aplique normalmente nas roupas antes de passá-las. 

Você pode fazer um preparado de cravos-da-Índia. Vai precisar de:

  • 20 cravos-da-Índia;
  • Água;
  • 1 xícara de álcool.

Coloque os cravos na água e ferva a mistura por cinco minutos. Depois disso, tire os cravos-da-Índia e acrescente o álcool à água.

Você pode colocar a solução resultante em um borrifador e aplicá-la onde as traças estejam aparecendo.

Se aplicar em um armário de roupas, tenha o cuidado de tirar as peças antes e de só colocá-las de volta quando o armário estiver seco.  

Limões, mais especificamente a casca seca deles, pode ser usada para repelir as traças. As cascas devem ser espalhadas pelo armário para manter as traças longe dos objetos, roupas, papéis, etc.

Você deve, porém, trocar as cascas de limão do armário de 15 em 15 dias aproximadamente, pois, depois deste período, elas perdem a eficácia (e ainda podem ficar podres).

Se você usa potes para guardar mantimentos cujas embalagens já abriu (arroz, feijão, fubá, macarrão, etc.), pode ser uma boa ideia colocar dentro de cada pote uma folha de louro.

Além disso, pode distribuir pelas prateleiras da despensa bolinhas de algodão molhadas com óleo de cravo, óleo de eucalipto ou óleo de hortelã.

Recomendamos:  14 Dicas para alcançar a paz de espírito na vida

Para lidar com as traças no teto

O teto é uma parte da casa que costuma apresentar condições favoráveis às traças. Como mencionado acima, é possível usar alguns produtos caseiros para proteger o teto de traças.

Também é importante manter o local limpo, retirar a poeira e solucionar problemas de umidade.

Se for possível, use vassoura, espanador, talvez até aspirador de pó no teto. Tenha, porém, bastante cuidado para não causar estragos.

O que fazer para acabar com traças no colchão

Traças também aparecem em colchões, para incômodo, por exemplo, de quem acorda no meio da noite e se defronta com elas.

A melhor coisa para prevenir a ação de traças no colchão é manter a cama bem limpa. Troque a roupa de cama e aspire o colchão com frequência.

Por que não usar naftalina?

A naftalina é talvez a primeira opção de quem procura uma solução para acabar com as traças.

Embora ela realmente sirva para isso, o vapor que ela liberta pode fazer mal às pessoas e aos animais.

Assim sendo, se for possível, por que não dar prioridade a soluções menos perigosas como os produtos e métodos que indicamos?

Conclusão

Apresentamos neste artigo alguns procedimentos e produtos que você pode usar para proteger sua casa e seus pertences de traças.

Lembre-se ainda de que as traças apreciam locais escuros e úmidos. A sujeira também é um fator que joga a favor das traças. 

Assim sendo, mantenha suas coisas limpas, vigie ambientes úmidos e escuros e ilumine e areje o que for possível.

Usando as informações contidas no presente texto, é bem possível que você consiga manter sua casa livre das traças.

Boa sorte!