Sexta-feira, Maio 27, 2022
InícioCuriosidadesAndar de bicicleta transforma dias maus em dias bons

Andar de bicicleta transforma dias maus em dias bons

A bicicleta, com certeza lembra muito a nossa infância, foi onde tivemos muito aprendizado para se superar, perder o medo e competir. Mas a maioria cresce e deixa a bicicleta para trás, passando a ser apenas, uma boa lembrança.

Criada a mais de 500 anos, ainda hoje a bicicleta é uma das grandes aliadas da nossa saúde física e mental. Ela dá-nos a sensação de liberdade e equilíbrio.

Por isso, queremos te mostrar quais são as grandes vantagens em pedalar.

Pedalar é uma ótima escolha para quem quer deixar o sedentarismo para trás, trazendo bem-estar, saúde, entre outros benefícios.

Para que saiba, andar de bicicleta é considerada a atividade mais completa e universal, por prevenir aquela dor chata que você tem nas costas; por proteger as suas juntas e articulações; e por melhorar o sistema circulatório e imunológico.

Ainda mantém a sua saúde cerebral em ordem e em consequência disso os seus pensamentos ficarão mais em sintonia com quem você realmente é.

Quer transformar dias ruins em dias bons? Então mude seus hábitos e adote essa ideia!

O Dr. Ricardo Munir Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, explica que, praticando atividades físicas como essa, “as pessoas têm menos pressão alta, colesterol mais controlado, menor risco de diabetes, mais disposição para o lazer e para o trabalho”.

E as vantagens não terminam por aí: “As pessoas dormem melhor e acordam dispostas com menos depressão, menos alterações psicossomáticas.

Também conseguem controlar melhor o peso, fazendo com que a sobrecarga do envelhecimento seja menor para as articulações, principalmente nos membros inferiores, o que diminui as dores articulares”.

Recomendamos:  Maneiras de energizar positivamente a água que bebemos

Como pôde ver, o habito de pedalar pode transformar a realidade social em 3 áreas centrais: meio ambiente, saúde e economia.

Saiba agora, quais são os grandes benefícios de andar de bicicleta, para que você tenha ainda mais motivos para pedalar:

  • 10 minutos de pedaladas já melhora sua musculatura na irrigação sanguínea e na articulação;
  • 20 minutos reforça o sistema imunitário;
  • 30 minutos já influencia e melhora a função do coração e reduz o risco de infarto em até 50%;
  • 40 minutos aumenta a capacidade respiratória;
  • 50 minutos estimula o metabolismo lipídico;
  • 1 hora seu corpo libera endorfinas, chamada de hormônio da felicidade. Promove um melhor controle do peso, acalmando a mente e proporcionando um bem-estar geral.

Se substituir o veículo automotor por bicicletas, para algumas atividades como ir à panificadora, andar pelo bairro, visitar um amigo e todos os trajetos curtos que estamos habituados a ir de carro, estaremos, pelo menos, economizando e ajudando o meio ambiente.

Pensando no meio ambiente, para que saiba, a bicicleta não emite poluentes, assim conseguimos contribuir de alguma forma para melhorar o planeta.

Por mais simples que seja nossa contribuição, estaremos começando uma mudança de habito que só trará benefícios para todos, e quem sabe trazer mais interessados para essa prática.

Cuidados para quem quer começar a andar de bicicleta

Para quem vai adotar esse hábito agora, é muito importante que atente para alguns cuidados, pois, qualquer prática de exercício requer equipamento adequado.

Mas não queremos que você gaste muito dinheiro comprando um monte de coisas que depois não vai usar, basta o necessário. No caso da bicicleta, quanto menos peso você levar, melhor.

Recomendamos:  14 Dicas para alcançar a paz de espírito na vida

Pensando nisso, elaboramos para você, algumas precauções importantes a tomar antes de começar a pedalar:

  • Não se esqueça de usar roupa e calçado confortável, usar óculos escuros para proteger os seus olhos das radiações do sol e de se hidratar; leve sempre uma garrafa de água;
  • Mantenha sempre em ordem a iluminação de sua bicicleta, principalmente para os trajetos a noite;
  • Procure sempre andar em ciclovias e trajetos mais tranquilos, se não houver mantenha-se na beirada da pista mais próximo ao meio fio;
  • Não trafegue na contramão;
  • E sempre com bastante atenção.

Como deve ter notado, não são equipamentos caros, nem cuidados excessivos. Por isso, não há desculpas para deixar de praticar essa atividade física que é tão benéfica para a sua saúde.

Mais vantagens em andar de Bicicleta

Pensou que era só isso? Não. Não é só isso! Andar de bicicleta só traz benefícios. Saia dessa inércia e vai fazer um exercício!

Até rima, de tão bom que é andar de bicicleta.

Mas, se você é do tipo que gosta de ficar no sofá, depois de uma bela pratada, saiba que esse é um péssimo hábito. Por isso fique atento a mais estas dicas do quanto é bom pedalar:

  • Ao pedalar você coloca um grande sorriso em seu rosto; e sente o vento;
  • Se sente com mais liberdade;
  • Tem a sensação que pode voar;
  • É mais rápido e fácil que caminhar;
  • Melhora sua saúde, exercita seu corpo e fica com pernas definidas;
  • Reduz o risco de ataque do coração;
  • Combate a obesidade
  • Não consome combustível;
  • Reduz a emissão de gases e o aquecimento global;
Recomendamos:  Você é esquecido? Conheça 7 hábitos que melhoram a falta de memória

Viu como andar de bicicleta pode transformar dias ruins em dias bons?! Com todos esses benefícios esperamos ter despertado em você a vontade de experimentar, e, quem sabe, pedalar venha a fazer parte da sua rotina.

E mais importante, vai te dar mais saúde, liberdade e principalmente, mais satisfação na vida. Boa sorte!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments