8 benefícios de usar vinagre na máquina de lavar roupa

O vinagre, muito conhecido popularmente como um dos complementos que dão sabor à salada e aos pratos em geral, também é um ótimo aliado na limpeza.

Nesse sentido, o vinagre tem uma gama de utilidades que podem facilitar a sua vida na hora de lavar as roupas.

Além disso, é viável salientar que é um produto com excelente custo benefício se compararmos com outros produtos de limpeza.

É por isso que preparei este artigo para você que está buscando por uma solução rápida e fácil para ter roupas sem manchas e cheirosas.

Sendo assim, abordarei todos os benefícios que o vinagre tem, macetes de como utilizá-lo na máquina de lavar, quais tipos de vinagre você deve usar e por último, um truque surpresa que você vai gostar! Portanto, leia até o final se não quiser perder nada.

Benefícios do vinagre que você adorará saber

Começaremos com todas as vantagens que este produtinho pode trazer para você se começar a utilizá-lo na lavagem de roupas e na máquina de lavar.

1) Aumenta a vida útil da máquina de lavar roupas

Utilizar o vinagre branco é uma ótima ideia se quiser deixar a sua máquina de lavar “novinha em folha”.

Nesse sentido, para fazer essa limpeza geral, é preciso somente que faça uma lavagem com água e vinagre branco 1 ou 2 vezes por mês, o resultado te surpreenderá!

Por fim, se você desejar limpar também a borracha de vedação da máquina de lavar, eu recomendo que use essa solução caseira, uma vez que proporciona a eliminação do mofo e de restos de sabão. Maravilhoso, não é? Essa dica salvou a minha máquina.

2) Evita que a roupa fique com pelos

Essa dica é maravilhosa para quem tem pets em casa! É possível dizer que, muitas vezes, os nossos filhotes de quatro patas soltam pelos que acabam impregnados nas nossas roupas. Assim sendo, quando terminamos de lavá-las, pode-se perceber que aqueles pelinhos ainda não saíram das roupas.

Veja:  14 Dicas para alcançar a paz de espírito na vida

Nesse caso, basta adicionar 100 ml de vinagre branco (álcool) na máquina de lavar quando ela estiver no último ciclo de enxágue, resolverá o problema rapidamente.

3) Substitui o amaciante

Às vezes o amaciante desgasta as nossas peças de vestuário e o vinagre de vinho branco pode atuar como uma alternativa para isso. Além de amaciar as fibras da roupa, ele também não deixa cheiro, logo, não precisa se preocupar com isso, pois, o aroma desse produto sairá após a secagem da peça.

Sendo assim, vamos ao que interessa, para utilizá-lo como amaciante caseiro, é preciso que você adicione 200 ml de vinagre de vinho branco no último ciclo de enxágue. Contudo, se quiser deixar os itens mais cheirosos, borrife uma solução aromatizante para tecidos no momento de estender as vestimentas.

4) Recupera as cores das peças

Um dos problemas mais recorrentes que acontecem com roupas coloridas é a questão do desbotamento, ou seja, a cor se torna mais “apagada”. Ademais, as outras roupas que estão na mesma lavagem podem ficar manchadas.

Assim, o truque para acabar com isso é deixar as roupas coloridas ou de cores fortes, como as de cor vermelha e preta, de molho no vinagre de álcool por 15 minutos. Com isso, evitará o desbotamento das peças e os outros itens ficarão intactos das manchas. Esse macete já salvou muitas das minhas roupas!

5) Elimina as manchas de desodorante das roupas brancas

As suas roupas também ficam com um aspecto duro e de cor amarelada na área das axilas? Se sim, recomendo fortemente que você utilize um copo de vinagre de álcool na máquina de lavar.

Após o procedimento, as manchas de desodorante desaparecerão, sem precisar comprar outros produtos para eliminá-las.

E caso queira potencializar o branqueamento da roupa, você também pode fazê-lo da seguinte maneira:


  • Misture 2 colheres de bicarbonato de sódio com vinagre branco.
  • Coloque a mistura diretamente na mancha em questão.
  • Deixe a solução agir por 30 minutos.
Veja:  Andar de bicicleta transforma dias maus em dias bons

Agora é só lavá-la na máquina normalmente.

6) Elimina as manchas de suor

Uma forma fácil de acabar com as peças manchadas é usar a seguinte receita caseira: antes de colocá-las na máquina de lavar, empregue uma mistura de 250 ml de água morna e 1 colher de sopa de vinagre de álcool na área manchada. Depois, leve os itens para a máquina. A limpeza será mais fácil e solucionará o problema.

7) Acaba com os resíduos de sabão

É muito provável que já tenha experienciado algo semelhante: após retirar as roupas da higienização, percebe que há vestígios de sabão em pó impregnadas nos tecidos.

Nesse cenário, existe uma forma muito fácil de mitigar essa questão chata. Com isto posto, o que devemos fazer é adicionar uma xícara de vinagre de álcool durante qualquer ciclo de lavagem. As substâncias que compõem esse produto ajudarão a eliminar os resíduos de sabão.

8) Ajuda a absorver os maus cheiros

Se as suas peças estiverem com um mau odor, como o cheiro de suor, uma das maneiras mais práticas de neutralizar o odor, é fazer uma pré-lavagem com o vinagre de álcool.

À vista disso, para produzir um neutralizante com o líquido, é necessário 200 ml do produto e 1 balde de água que consiga cobrir todas as roupas. Por último, é importante deixá-las de molho por pelo menos 30 minutos. Ao passar esse tempo, pode-se lavar os itens usualmente.

Diferenças entre os 3 vinagres mais usados no cotidiano doméstico

O vinagre de álcool, o de maçã e o vinagre de vinho branco são, sem dúvidas, uns dos mais conhecidos e utilizados no dia a dia para limpar o lar.

Contudo, apesar de serem famosos, há muitas pessoas que não sabem a diferença entre a utilidade de cada um. Logo, resolvi dedicar um pouquinho do artigo para explicar acerca dessas diferenças e esclarecer as dúvidas de muitos leitores.

Veja:  Maneiras de energizar positivamente a água que bebemos

Vinagre de vinho branco

Este tipo de vinagre provém da fermentação do vinho. Além disso, é válido destacar os seus usos: branquear a sanita, limpar as torneiras, fornos e ajudar na lavagem de roupas.

Vale salientar que este tipo tem um cheiro mais forte. Dessa maneira, se desejar suavizar sua fragrância, você deve acrescentar algumas gotas de um óleo essencial, como o de eucalipto.

Vinagre de maçã

Com o cheiro mais suave, este produto derivado do suco de maçã é empregado mais comumente como desengordurante e anti-odor. Isto posto, tais características podem servir para acabar com manchas de gordura mais difíceis, por exemplo.

Vinagre de álcool ou branco

Este líquido é proveniente de uma solução de água e ácido acético. Nesse contexto, é muito famoso por suas propriedades branqueadoras, isto é, conseguir branquear roupas brancas que estavam amareladas. Assim como o vinagre de vinho branco, este tipo também pode ser utilizado na lavagem de objetos do vestuário.

Como fazer um multiúso de limpeza

Se você adora economizar com industrializados, tenho um truque caseiro para te ensinar. Esse multiúso é muito simples de fazer e pode ser usado em diversas partes da casa, como o azulejo, pias, etc.

Vamos para o que interessa:

  • Meio litro de água.
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • 2 colheres de vinagre de álcool ou de vinho branco.
  • 1 limão.

Agora que já separou todos os ingredientes, você deve colocá-los em um recipiente, de preferência um borrifador. Por conseguinte, é só aproveitar o seu multiúso feito em casa.


Espero que você tenha gostado do post e que coloque as dicas em prática. E se quiser saber sobre outras dicas de limpeza, basta comentar abaixo e poderemos escrever outro artigo a respeito do assunto.