6 dicas naturais para eliminar as moscas da sua casa

Ter um ambiente doméstico tranquilo é essencial para uma vida familiar saudável. Nesse cenário, para conquistar tal tranquilidade é importante ter uma casa organizada e com ar de limpeza, visto que esses fatores trazem bem-estar para os moradores.

Entretanto, a presença das moscas, além de irritar quem vive na casa, também pode trazer vários malefícios. Isto é, é possível que infecte a comida e transmita diversas doenças, por exemplo. Além disso, ter o seu lar infestado de moscas não parece nada higiênico e limpo, não é mesmo? Incluindo, no ambiente da cozinha.

Portanto, esses insetos podem importunar a tranquilidade do seu lar. É por isso que resolvi escrever este artigo, explicarei desde os riscos que esses animais podem provocar até os métodos 100% naturais que você pode utilizar para se livrar deles.

Assim sendo, mantenha a concentração até o último parágrafo do artigo para aprender como é possível afastar esses insetos do seu ambiente doméstico.

Os perigos das moscas no ambiente doméstico

As moscas-domésticas, o tipo mais comum no meio domiciliar, podem carregar diversas bactérias, conforme pesquisa realizada na Universidade Estadual da Pensilvânia. Isto sucede justamente por coletarem patógenos sempre que a fêmea deposita ovos em várias superfícies, como cadáveres de animais.

Sob esse perspectiva, ao pousarem rapidamente em um alimento, elas podem transmitir tais bactérias para as comidas. Logo, devido a esse fato, muitas doenças podem ser transmitidas para os seres humanos, como a febre tifoide, diarreia, conjuntivite e tuberculose.

Semelhantemente, existe a mosca-varejeira, que também é muito comum, principalmente na cozinha. Esse inseto é muito conhecido por depositar centenas de ovos, o que se torna uma infestação possivelmente.

Bem como as moscas-domésticas, elas podem portar diferentes tipos de bactérias. Em contrapartida, esse tipo é mais rápido, o que facilita ainda mais o contágio dos mantimentos comestíveis.

Veja:  Aprenda a Remover um Toco de Árvore: 4 Métodos Eco-Friendly

Isto posto, é crucial manter os alimentos longes desses animais, dado que podem carregar diferentes tipos de patologias.

O que atrai as moscas para dentro de casa?

Agora que já sabemos o que estes pequenos animais podem trazer, descobriremos nesta parte do artigo sobre o que atrai a mosca para dentro dos nossos lares.

As moscas são atraídas por outras moscas, pois, deixam um determinado cheiro por onde passam. Por isso, se quiser evitar que esses insetos apareçam, é ideal que limpe a casa com uma maior frequência.

Em segunda análise, é válido ressaltar a importância de fechar as lixeiras, uma vez que as moscas-doméstica e as moscas-varejeira são atraídas pelo lixo orgânico úmido.

Por fim, não deixe resíduos, como fezes de pets, acumularem, dado que esses insetos, principalmente, as moscas-doméstica e as moscas-varejeira, gostam desse tipo de material.

O que as moscas mais odeiam?

As moscas possuem um sistema respiratório muito delicado, em função disso, preferem ambientes com um ar mais limpo. Por causa disso, detestam lugares com cheiros fortes.

Com isso em mente, citarei alguns tipos de aromas que elas odeiam e que as fazem fugir para longe.

  • Arruda;
  • Cravo-da-índia;
  • Óleo de eucalipto;
  • Manjericão e Hortelã;
  • Cebola;
  • Incenso.

Formas de espantar e evitar as moscas em casa

Já estabeleci nos parágrafos anteriores que esses bichos são atraídos por odores. Assim sendo, explanarei sobre como utilizar esse fator ao nosso favor, no que se trata a espantar moscas da cozinha e de outros cômodos do domicílio.

Desse modo, recomendo que preste atenção e anote na sua agenda um desses métodos naturais para se livrar desses animais.


1) Arruda

A arruda, muito usada para afastar energias negativas do lar, também pode ser uma aliada para repelir as moscas.

Veja:  Quais as causas do ronco e como acabar com ele

Na prática, você precisará de algumas folhas dessa planta, 250 ml de álcool e 1 litro de água. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Após esse processo, basta coar e utilizar a substância em um borrifador.

Agora é só borrifar a solução nos pontos da casa onde as moscas estão sempre presentes, como a cozinha. Certamente desaparecerão devido à fragrância que a arruda propaga.

2) Cravo-da-índia e limão

Outra técnica muito eficiente é utilizar o cravo-da-índia e o limão, além de ser muito simples de reproduzir.

Corte 1 limão em 2 partes e espete alguns cravos-da-índia, coloque-as onde o foco de moscas é maior.

Esse truque serve como um repelente natural contra esses insetos. Sem contar que, não possui uma fragrância tão intensa quanto a arruda, o que é benéfico para quem é mais sensível a cheiros.

3) Óleo de eucalipto

Para fazer este repelente, é preciso misturar água, vinagre e algumas gotas de óleo de eucalipto. Depois, é necessário transferir a mistura para um borrifador e passá-la por todos os cômodos. É uma solução muito cheirosa e eficaz!

4) Manjericão e hortelã

Tal como o eucalipto, o manjericão e a hortelã são plantas que exalam fragrâncias extremamente agradáveis para o olfato humano. Entretanto, o mesmo não se passa com as moscas, que fogem desses odores.

Logo, ao cultivar o manjericão e a hortelã numa pequena horta em casa, é possível evitá-las. Igualmente, se você colocar as ervas no liquidificador com água, coá-las e adicioná-las em um recipiente, como um borrifador, é viável ter o mesmo efeito repelente.

Dessa maneira, se não desejar receber as visitas desagradáveis desses insetos, use e abuse da essência dessas plantas. São poderosas.

5) Cebola

A cebola possui um aroma intenso, o qual é capaz de afugentar as visitas das moscas. Nesse caso, você pode cortar rodelas de cebola e posicioná-las no peitoril das janelas.

Veja:  Maneiras de energizar positivamente a água que bebemos

Do mesmo modo, também é viável amassar a cebola até obter algumas gotas dela e aplicar nas janelas e portas. É um método muito eficaz.

6) Incenso

O incenso, que se popularizou por ter funções de limpeza energética e trazer boas energias para o lar, é igualmente eficiente no que se refere a espantar moscas.

Vale salientar que esses animais detestam o incenso, uma vez que eles preferem ambientes com ar puro. Com isso posto, a fumaça que o incenso propaga pelo domicílio, é extremamente irritante para esses insetos.

Por conseguinte, as moscas desaparecem na mesma hora. A vista disso, você consegue limpar as energias negativas que cercam a sua residência e ainda se livra de tais insetos sem precisar usar produtos tóxicos e caros. Ótimo, não é?

Armadilha para matar moscas

Para produzir essa armadilha cata-mosca, você precisa de vinagre (pode ser de qualquer tipo), um vidro de boca larga e um funil.

Primeiro, você irá aquecer o vinagre e depositá-lo no vidro. Depois é necessário encaixar o funil na boca desse recipiente, de modo que os insetos não consigam sair. O vinagre quente exalará um odor atrativo para as moscas, fazendo com que elas entrem no vidro. Contudo, após serem atraídas, elas não conseguirão fugir.

Coloque esse cata-moscas em um local onde a presença desses insetos é maior. Por último, basta trocar o vinagre regularmente para ter uma armadilha útil.


Você gostou das dicas? Quero saber quais irá pôr em prática! E se tiver alguma sugestão de truques para limpeza e coisas de casa, é só comentar abaixo. Também peço para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos e familiares que têm esse problema no ambiente doméstico.