Cuidados que você deve ter antes de alugar uma casa
8 de Outubro, 2021

Cuidados que você deve ter antes de alugar uma casa

Por superuser

Alugar uma casa pode simbolizar um lugar para morar ou apenas um período de descanso, e para ambos os casos, é necessário ter cuidado no momento de firmar um acordo, evitando assim transtornos e até mesmo golpes, infelizmente algo tão comum em nossos dias.

Primeiramente tenha bem estabelecido o que você quer, ou se ainda não sabe exatamente o que procura, comece estabelecendo o que você não quer, e assim algumas opções já serão automaticamente eliminadas. Algumas questões básicas para observar são: localização, tamanho, segurança, valor, comércios da região, e meios de locomoção.

Sem dúvida encontrar o que queremos e dentro do valor que estamos dispostos a pagar não é nada simples, mas com uma boa pesquisa, paciência e determinação você vai chegar lá.

Além das imobiliárias, também existem muitos sites e páginas especializados em alugueis de imóveis, alguns inclusive com possibilidade de negociar diretamente com o proprietário.

Vale a pena gastar um tempo avaliando qual o caminho que você pretende usar, depois de algumas buscas, os próprios sites te direcionam para algumas opções de imóveis dentro do que você tem pesquisado.

7 cuidados básicos para alugar uma casa

1. Não se precipite — Faça uma escolha consciente e não por desespero. Se você está com seu contrato vencendo, comece a busca imediatamente, para que não corra o risco de fechar um acordo às pressas que depois venha a se arrepender.

2. Garantias solicitadas — os métodos mais comuns são: fiador, seguro fiança, e caução. Avalie qual desses formatos se encaixa melhor para você, avalie perdas e ganhos. Nem sempre é fácil encontrar alguém que esteja disposto a ser fiador, mas esse é o método que não precisa desembolsar de imediato um valor alto para garantir o aluguel.

Recomendamos:  Você é esquecido? Conheça 7 hábitos que melhoram a falta de memória

3. Observar as condições do imóvel — Aparência não é tudo, observe se tomadas, janelas, portas, fechaduras, etc, tudo deve estar funcionando, pois, caso haja algum problema, faça a observação antes de fechar o contrato.

4. Vistoria — Entre em todos os ambientes, abra, janelas, verifique a instalação elétrica, hidráulica, azulejos, pinturas, piso. Lembre-se que qualquer problema encontrado você deve anexar ao contrato, pois na entrega do imóvel se algo não foi apontado, pode ser que entendam que foi você que danificou e terá que consertá-lo para entregar.

5. Contrato — Leia com atenção todo o contrato, observe cada ponto, caso haja algo que não compreenda pergunte ao responsável, não assine nada com dúvida, nem com clausuras que não foram acordadas. Pontue as correções e alterações necessárias antes da assinatura final.

6. Entrega da casa — Ao final do contrato é o momento de deixar a casa, e ela deve ficar em boas condições de uso, de acordo com a vistoria feita para a entrada. Lembrando que você gostou da casa e tem outras pessoas que também vão gostar de morar ali.

7. Deveres e Direitos — Eles existem para ambos os lados, todos tem responsabilidade ao alugar um imóvel, tanto inquilino como proprietário. Quando ambos cumprem com suas responsabilidades, a relação é de cordialidade. Caso surja algum problema, esteja disposto a conversar e resolver da melhor forma possível, com o mínimo de stress.

Aluguel para temporada

É muito bom alugar um imóvel para um tempo de férias, passeio, e até para um tempo de trabalho em outra cidade, mas mesmo sendo algo para poucos dias, você não deve sair por aí fazendo isso de qualquer jeito.

Recomendamos:  Orgânico e Biológico X Agricultura convencional, será que faz diferença?

Existem sites confiáveis que permitem que você faça um aluguel seguro, mas cuidado com divulgações em redes sociais, se for seguir por esse caminho, tenha o cuidado de conhecer o imóvel antes, e agendar a data de maneira clara para que não haja imprevistos.

É seguro para ambos os lados que tenha um contrato por escrito, pontuando; valores, período, regras de uso, e o que mais achar necessário. Cuidado com acordos feitos de boca, o que é falado, facilmente é esquecido, e se houver algum problema não terá prova de nada.

Alugar um imóvel seja para moradia ou para um tempo de férias, é algo muito significativo, pois sem dúvidas você colocará dentro dele, pessoas que são importantes para você, e ali terão momentos inesquecíveis, é muito mais que um lugar para dormir, é um lar, o seu lar, o seu doce lar, então não vacile no momento de escolher este lugar e assinar um contrato.

Deixamos aqui um texto de Abigail Guimarães, inspirado em Alba Magalhães. As principais diferenças entre lar e casa.

“Casa é uma construção de cimento e tijolos. Lar é uma construção de valores e princípios. Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio. Lar é abrigo do medo, da dor e da solidão. Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer, onde temos pressa para sair e retardamos a hora de chegar. O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde encontram o conforto do acolhimento, onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.”

Sugestões de sites que auxiliam na busca por um imóvel:

Recomendamos:  Quais as causas do ronco e como acabar com ele

Para moradia ou comercial: www.chavesnamão.com.br /www.imovelweb.com.br / www.olx.com.br /www.zapimoveis.com.br 

/https://pt-br.facebook.com/groups/alugueldiretocomproprietario

Para estadias, trabalho, férias e passeios: www.airbnb.com.br /www.olx.com.br / www.booking.com /www.temporadalivre.com